Seguidores

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Com Maria no Cenáculo da Fé


Encontro de Pentecostes 2013 



A Diocese de Penedo nos próximos dias 18 e 19 de maio promoverá o Encontro de Pentecostes com a participação do DDD-Doidin de Deus, que animará a juventude de todos os cantos do Estado de Alagoas. Também receberemos o nosso querido Ir. Kleber, que virá do Recife, para trazer-nos a palavra de Deus.

Vigília e Encontro de Pentecostes
Diocese de Penedo – 18 e 19/05/2013
“Com Maria no cenáculo da fé.”

Programação

Dia 18/05/2013 (Sábado)
Local: Colégio Diocesano de Penedo
Acolhida
Início: 14 h
Término: 14 h 50
            - Animação com Ministério Católico;

Formação sobre o Ano da Fé
Início: 15 h
Término: 15 h 50
- Formação de mesas temáticas para bate-papo com a juventude;
* Os participantes serão divididos em grupos para debater, com profissionais de diversas áreas e formação cristã, os temas ligados à JMJ;

Intervalo para Lanche
Início: 16 h
Término: 16h 30
- O representante de cada paróquia realizará a distribuição do “kit alimentação” recebido.

Caminhada com Banda Católica
Início: 16 h 40
Término: 19h
            - Após o momento de formação os participantes seguem em caminhada do Ginásio do Colégio Diocesano até a Catedral Nossa Senhora do Rosário;
            - A caminhada contará com a animação de trio elétrico e da banda católica contratada (possivelmente DDD);
           
Vigília de Pentecostes (Celebração Eucarística)
Local: Catedral Diocesana
Início: 19 h 30
Término:
            - Celebração Eucarística com o protagonismo juvenil;
            - Lançamento do Selo Postal Personalizado Comemorativo da Jornada Mundial da Juventude (parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) – Ao final da Celebração Eucarística, realizaremos o lançamento do Selo da JMJ encerrando as atividades do dia 18.

Dia 19/05/2013 (Domingo)
Local: Colégio Diocesano de Penedo
Encontro de Pentecostes – O encontro seguirá os moldes do encontro de 2012.
A partir das 09 h teremos a seguinte programação:
- Terço Mariano;
- Momento de pregação;
- Louvor com ministério;
- Intervalo para o almoço (12h às 13h30min)
- Apresentações artísticas/religiosas da juventude;
- Louvor com Ministério e acolhida da caminhada do terço dos homens;
- Adoração;

17h - Celebração Eucarística – Encerramento do encontro

terça-feira, 30 de abril de 2013

Um grande momento


Relíquia de João Paulo II presente na JMJ Rio2013

30/04/2013 - PAPA JOÃO PAULO II

Uma relíquia do beato João Paulo II estará presente nos Atos Centrais da JMJ Rio2013. Parte do sangue do idealizador das Jornadas Mundiais da Juventude está guardada em uma ampola, num livro prata, em um relicário próprio, e estará disponível para a veneração dos fiéis como aconteceu na JMJ de 2011, em Madri, na Espanha.
O presidente da Fundação João Paulo II, Marcello Bedeschi, veio de Roma para se reunir com o Comitê Organizador Local (COL) neste fim de semana e organizar a exposição oficial da relíquia de primeiro grau. Segundo um dos diretores do Setor de Preparação Pastoral do COL, Padre Arnaldo Rodrigues, a relíquia estará no Rio de 7 de julho a 13 de outubro e, durante a JMJ Rio2013, vai participar dos Atos Centrais e de algumas atividades específicas, como Catequeses. “Ela ficará exposta para veneração na Catedral do Rio de Janeiro. Estamos também preparando um trabalho pastoral pós-jornada para aproveitar a presença da relíquia aqui”, completou Pe. Arnaldo.

Mas o que são relíquias e qual o seu valor na Igreja?
Padre Arnaldo explicou que toda relíquia proporciona ao devoto um contato maior com o santo ou beato de devoção pessoal e auxilia no caminho de fé. “Uma relíquia nos ajuda porque mostra a nossa ligação com a Igreja aqui na terra que caminha com a Igreja celeste, formada por aqueles que já foram para junto do Pai”, destacou o sacerdote.
As relíquias são divididas em três graus de classificação. As relíquias de primeiro grau, como as de João Paulo II que visitarão o Rio, são formadas a partir de partes do corpo da pessoa de devoção, como cabelo, sangue, osso, etc. As de segundo grau vêm dos objetos pessoais do santo ou beato, como sua roupa, seu cajado, seu rosário, etc. Uma relíquia de terceiro grau pode ser qualquer objeto que tenha sido tocado por uma relíquia de primeiro grau ou pelo próprio santo. “Quanto mais próximo do santo, maior o grau da relíquia”, afirmou Padre Arnaldo.

Presença de outras relíquias na JMJ Rio2013
O Setor de Preparação Pastoral do COL está trabalhando para trazer outras relíquias de patronos e intercessores da JMJ Rio2013. Já foi concedida a autorização necessária para trazer o corpo do beato Pier Giorgio Frassati. Já estão a caminho os processos para pedir relíquias de Santa Teresa de Lisieux, beata Ciara Luce Badano, beato Frederico Ozanam e do brasileiro Santo Antônio de Santana Galvão.

FAÇA SEU COMENTÁRIO!

Mais um sinal de Deus na Vida do Povo Brasileiro


Nhá Chica será beatificada neste sábado

Otávio Baldim
Canção Nova Notícias


No próximo sábado, 4, às 15 horas, o Prefeito da Congregação para a Causa dos Santos e Delegado do Papa Francisco, Cardeal Ângelo Amato, presidirá a Missa de Beatificação de Nhá Chica. A celebração acontecerá no Santuário Nossa Senhora da Conceição, em Baependi (MG). A TV Canção Nova transmitirá ao vivo a Celebração Eucarística.
O pedido de Beatificação de Nhá Chica foi aceito pela Igreja após apresentação de um milagre por intercessão da Beata. A cura que concedeu o reconhecimento dos altares aconteceu no coração de Ana Lúcia, uma senhora que reside na cidade Baependi. Nhá Chica viveu nesta mesma cidade, localizada no interior de Minas Gerais, no século dezenove.

Veja outros detalhes sobre a história de Nhá Chica na reportagem de Otávio Baldim

Rumo à JMJ Rio 2013


Francisco aos jovens: "Arrisquem a vida por grandes ideais"


Da Redação, com Rádio Vaticano


Rádio Vaticano
Papa Francisco crismou 44 pessoas dos cinco continentes neste domingo, 28
Neste domingo, 28, Papa Francisco presidiu uma Missa na qual crismou 44 pessoas dos cinco continentes. A celebração se insere na programação organizada pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização no âmbito do Ano da Fé.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Homilia do Papa


Na homilia, o Papa propôs à reflexão três pensamentos, simples e breves, inspirados nas leituras do dia. O primeiro partiu da visão de São João da ação do Espírito Santo, que ao trazer a novidade de Deus, faz novas todas as coisas. “Abramos-Lhe a porta, façamo-nos guiar por Ele, deixemos que a ação contínua de Deus nos torne homens e mulheres novos, animados pelo amor de Deus”, exortou o Papa.

O segundo pensamento se inspirou na Primeira Leitura, quando Paulo e Barnabé afirmam ser necessário sofrer tribulações para entrar no Reino de Deus. “O caminho da Igreja e também o nosso caminho pessoal de cristãos não são sempre fáceis”, disse Francisco. Ele advertiu seguir o Senhor e deixar que o seu Espírito transforme as zonas sombrias, os comportamentos em desacordo com Deus e lave os pecados é um caminho que encontra obstáculos fora do homem, no mundo. "Mas as dificuldades e tribulações fazem parte da estrada para chegar à glória de Deus”.

No último ponto, Francisco convidou todos, especialmente os crismandos e crismandas, a permanecerem firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Francisco terminou a homilia usando a mesma expressão de Papa Wojtyla, em 1978:

“Abramos – escancaremos - a porta da nossa vida à novidade de Deus que nos dá o Espírito Santo, para que nos transforme, nos torne fortes nas tribulações, reforce a nossa união com o Senhor, o nosso permanecer firmes Nele: aqui está a verdadeira alegria”.

Dirigindo-se ainda aos jovens, acrescentou: “Joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para ‘coisinhas pequenas’, mas para coisas grandes!”.

Após a homilia, os jovens se aproximaram do Pontífice para o rito da Confirmação. O brasileiro Victor Chaves Costa Lima, de 16 anos, foi um dos que nesta cerimônia, expressaram a sua plena e livre decisão de aderir à fé batismal.