Seguidores

domingo, 23 de dezembro de 2012

A maior festa do Estado de Alagoas


A partir de janeiro, inicia a devoção do ribeirinho ao seu protetor

Roberto Miranda - aquiacontece.com.br
Celebração acontece em todas as cidades banhadas pelo Rio
É 06h da manhã, segundo domingo de janeiro, ecoa o sino, cidade em silêncio. É o sinal para o despertar, da oração com o toque de Ângelus na pequenina Igreja de Santa Cruz do Nosso Senhor Bom Jesus dos Navegantes, em Penedo, protetor dos remeiros e dos ribeirinhos, momento em que todos despertam para o início das homenagens ao santo. Às 8h da manhã, igreja cheia, inicia-se a missa. Mas, as homenagens não se restringem apenas aos ritos religiosos. 
Nesse domingo especial há, também manifestações artísticas e folclóricas em reverência ao santo. Participam da festa, banda de pífanos composta por mulheres, capoeira, marujada, salva de fogos a todo o momento. Promessa são pagas com flores, ex-votos, fitas coloridas enroladas ao pé do Bom Jesus, fotos e, até, cartas com os mais inusitados pedidos de agradecimentos.
Com uma grande salva de fogos às 15h, sai o andor com a imagem do Glorioso Bom Jesus dos Navegantes, em procissão terrestre, acompanhada por centenas de devotos em direção ao rio, para prosseguir em procissão fluvial em barcas, percorrendo as margens das cidades de Neópolis e Santana do São Francisco, para retornar ao Porto de Penedo. Essas são as manifestações de agradecimento do ribeirinho, pelas graças alcançadas e pela proteção ao povo que depende do Rio. A celebração ao Glorioso Bom Jesus dos Navegantes acontece em todas as cidades banhadas pelo Rio São Francisco, iniciando a partir de janeiro, sendo a primeira, Neópolis, município sergipano à margem direita do São Francisco.

Fonte:aquiacontece.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário